sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tudo Muda

Não se pode falar que a vida era fácil... Lembre-se que você já foi um espermatozóide e deixar mais de um milhão de concorrentes para trás e ter sido o primeiro a chegar lá não é exatamente o que eu chamaria de tarefa fácil. Desde sempre somos e fomos feitos para sermos lutadores, porém devo confessar que a vida era bem mais simples quando minha maior preocupação era ter que acordar cedo para não perder Vovó Mafalda... Era mais simples quando eu sonhava que andava em estrelas.
Aí a gente vai crescendo, e vai descobrindo sozinho certas coisas que não tiveram coragem de te mostrar. Quando se é rejeitado pelo seu primeiro amor, descobre que não é só caindo da bicicleta que você pode se machucar, e se você for um pouco mais esperto que os outros da sua idade, rapidamente aprenderá a sorrir para disfarçar a dor. Descobre que Vovó Mafalda na verdade era homem. Descobre que hamburguer e batata frita podem te matar. Descobre que aqueles sons que vêm do quarto dos seus pais não são produzidos pela TV e não... Sua mãe não te achou em um pé de repolho.
Aristóteles dizia que não há nada tão precioso quanto a sabedoria que se adquire ao longo da vida. Pois eu digo que há certos momentos que a ignorância é uma dádiva. Prova disso é a existência de coisas que nós olhamos e não vemos. Já pensou como seria se todos tivessem o poder de ver os anjos que nos cercam e os demônios que nos habitam? Infelizmente, essa teoria não se aplica a tudo. Se não soubéssemos sobre os mecanismos que fazem o mundo girar seriamos felizes! Amebas sim... mas amebas felizes! Mas quem sou eu para questionar a ordem natural das coisas? AHHH... quer saber? Desencana.
A vida pode agir de maneiras estranhas com você de vez enquando. Imagine-se assim: Você está no Hawaí, cercado de areia branca e de mar azul. Água de coco e peixe frito não faltam, dançarinas de ula-ula rodopiando na sua frente o tempo todo e a roupa que se veste nos dias de frio é bermuda e regata. Aquilo é o paraíso e não seria muito difícil você se acostumar com aquela vida. Você está andando pela orla, assobiando algum desses jingles que não saem da cabeça, o mar está calmo e tem uma morena maravilhosa rebolando na sua frente e de repente BOOOOOOOOOOMMM! Ou um meteoro cai, ou alguém aparece atirando nas pessoas sem motivo nenhum ou o Godzilla resolve dar as caras... Americano adora essas coisas.
Surrealista? Eu?! A verdade é que isso acontece toda hora e com todos nós. Vai dizer que seu olho não chega a lacrimejar quando a sua torrada cai com a margarina virada para baixo. E quando você lava o carro e logo em seguida chove? GRRRRR... Não dá vontade de espancar o primeiro que cruzar o seu caminho? O mundo é mesmo um grande brincalhão.... Sempre conspirando contra você. Porque meu biscoito caiu no chão? Era o ultimo do pacote...Snif.
Mas de qualquer maneira não se preocupe: Primeiro que isso te trará rugas e segundo que já existem muitas pessoas que fazem isso por você. Exemplos? Bem... Não fume, não beba, não use entorpecentes, fale baixo, não fale, vista a blusa, estique as costas, não coma besteiras, coma no Mc Donald´s, calce Nike, compre batom e não se esqueça da minha Caloi. Sua recompensa? Saiba que eles irão envelhecer muito mais rápido que você.
Porém não me entenda mal. Não estou dizendo que se deve ignorar toda e qualquer informação externa. Só estou dizendo que deve-se compilar essas informações como conselhos e não como ordens. Quem disse que nós não sabemos o que é melhor para a gente?Nós temos o termômetro perfeito para analisar nossas decisões. O MEDO! Ele existe para isso... para dizer até onde você pode ir ou para impor limites onde você não pode. Lembre-se: Não deixe de viver, por mais que os outros insistam em te impedir.
Não serão poucos os obstáculos a se vencer e na maioria das vezes um detalhe faz toda a diferença: Da vitória pra derrota, lágrimas; Do preconceito para a paz, tolerância; Do ar para a água, duas moléculas de hidrogênio; Do gênio para o louco, a falha; Do orgulho pra estupidez, pouca coisa basta. Complexo? Vá se familiarizando com dilemas e casos sem solução. Você os verá aos montes! Mas não desista nunca. Se você ficar pra trás, ninguém voltará para buscá-lo. Se o muro for muito alto, exploda-o! Não se esqueça do que McGyver fazia com um chiclete e um grampo de cabelo.
Qual foi a primeira palavra da sua vida? Aposto que a maioria das crianças dizem mamãe, ou mama ou variações do mesmo tema. A segunda deve ter sido papai. É a sua família que você vai procurar quando sua asa quebrar e suas pernas não agüentarem mais. Isso é bíblico! Há uma passagem que conta sobre o filho pródigo que sai de casa com a grana da sua parte da herança e torra tudo. Aí volta pra casa com cara de mosca. O que o pai faz? Aceita ele de volta. Ser mãe e pai é isso. É o início, é o meio e jamais o fim. Dê a volta ao mundo a procura de um abrigo. Construa fortalezas se preferir, mas saiba que não há lugar mais seguro do que seu ninho.
A família ainda é composta pelos irmãos. Quem te ensinou a jogar bolinha de gude? E quando o assunto era mulher? Garanto que não era com a sua mãe que você ia conversar. Talvez cada um siga uma estrada diferente do outro e os seus destinos se desencontrem, mas eles estarão ali quando você precisar, eu garanto. Eles são os anjos enviados por Deus para nos ajudar na nossa caminhada. Uma família não se caracteriza pelo sangue ou pelo sobrenome. Amor e lealdade são laços muito mais fortes do que tudo isso.
Já passei por momentos que me arrepio só de pensar. Se alguém me perguntar se eu me arrependo de alguma coisa que fiz no passado, não serei tão hipócrita ao ponto de responder que não. Sim, já fiz muita idiotice na minha vida. Mas se a questão fosse outra? Se perguntassem o que eu mudaria no meu passado? Eu responderia que não mudaria nada. Segundo a teoria do caos, o bater de asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo. Assim sou eu. Cada ato, cada opção, cada caminho escolhido me fizeram ser o que eu sou hoje.
E é isso o que eu sou. Nem mais, nem menos. Eu to aqui e não esqueço do meu passado. Não posso dizer que a minha vida continua sendo tão simples quanto era antes. Com a idade vem a responsabilidade. Essa é a condição imposta pela natureza para que você continue sua jornada. Eu vim carregando o peso do mundo nas costas sem chorar, mas na verdade eu não tenho do que reclamar. Pra não falar que a vida é tão malvada, ela te oferece sempre duas opções: Veja as coisas pelo lado bom ou veja as coisas pelo lado ruim. Tudo é uma questão de ângulo. Pedras no caminho? Guardo todas... Um dia vou construir um castelo.

4 comentários:

Unknown disse...

Bom eu vou fazer meu comentário (não que ele importe para alguém também), mas enfim...
Como eu sempre falo para uma pessoa muito conhecida minha "eu não tenho intimidade com as palavras".

Falo isso pq enquanto leio textos como estes, nunca sei o que falar...e obviamente o que eu falo nunca é bom e digno o suficiente para comparar...

Então só falo o seguinte:
- Sem comentários!!! Rs

Tem coisas que não precisam ser faladas. Feeling, né Deh?! Rs

Pode até parecer um depoimento de orkut e eu sei que não tem nada a ver com o texto, mas tem coisas que não conseguimos mesmo explicar... Mas queria dizer que este é meu amigo de guerra, de bar, de alegrias, de depressão, choro e afins...rsrsr...

E sim....vc me fez pensar...

Beijos e estou aguardando o próximo...

Gabi Garcia

Mendel disse...

Cara, faz 1 mês que tu escreveu isso aqui....

Atualiza essa porra vai!
Aproveita que hoje é sexta-feira 13 de novo.

E não me venha com a desculpa ensaiada de que eu eu o vejo todos os dias e que nos falamos e que eu sei de tudo.

Quero saber o que seu eu poético acha das coisas!

Unknown disse...

Sem comentários pro que vc escreveu...

Adorei... já li quase tudo por aqui e confesso que não achei que vc pudesse ter tanta intimidade com as palavras assim!!!

Me surpreendeu...

Beijos mocinho

Tati Garcia & Felipe Kulig disse...

Meu texto preferido...HAHAHAHA

=)